Qual a melhor tração para o seu automóvel? AWD vs FWD vs RWD

Fev 3, 2020 | Destaques, Truques e Dicas

HOME BLOG >QUAL A MELHOR TRAÇÃO PARA O SEU AUTOMÓVEL? AWD vs FWD vs RWD

Leonel Bastian

Colaborador RINO

Na verdade, os termos referem-se a sistemas distintos, que produzem resultados diferentes, não só na experiência de condução, mas também no que toca a segurança. De forma sucinta o sistema de tração AWD permite uma maior adaptação a todos os terrenos, enquanto o FWD é mais económico. O sistema AWD tradicionalmente é usado por automóveis que possuem tração integral permanente, ou seja, está sempre ativo.

Sistema AWD

Um sistema de Tração às 4 rodas inteligente (AWD- All Wheel Drive) consegue determinar o nível de aderência, o equilíbrio nas curvas e a resposta necessários em condições de chuva, tempo seco, gelo e em diferentes pisos. Esta tecnologia envia a tração para o eixo dianteiro ou traseiro consoante as necessidades. Este sistema de “binário a pedido” garante um comportamento excecional e uma maior eficiência. A baixas velocidades, o sistema AWD concentra-se em melhorar a tração para suportar o driveaway e a manobra em superfícies escorregadias ou em altos níveis de torque. Por exemplo, se as rodas da frente estão no gelo e as traseiras não estão, o AWD envia torque extra na parte traseira, colocando o poder onde é necessário. Quando o condutor acelera, a tecnologia concentra-se em oferecer um excelente manuseio e uma experiência de condução mais recetiva, mantendo o olho na tração. Para fazer isso, monitoriza a forma como o condutor conduz e ajusta-se constantemente.

Sistema FWD

A tração dianteira, abreviada por FWD (do inglês front-wheel-drive) é o tipo de tração de automóvel terrestres onde as rodas dianteiras são as motrizes. Como o motor e as rodas motrizes estão na frente, não há a necessidade do uso de um eixo cardã para transferir a tração para o outro lado do automóvel. Como as rodas dianteiras são as direcionais e as motrizes, em condições de baixa aderência (como neve, gelo ou asfalto molhado) elas são consideradas superiores a disposição FR, de motor frontal e tração traseira. O peso do motor sob as rodas da frente também ajuda na aderência, no entanto, raramente carros potentes utilizam a tração dianteira, por causa da transferência de peso para as rodas traseiras numa aceleração.

Sistema RWD

A tração traseira, abreviada por RWD (do inglês rear-wheel-drive) é o tipo de tração de automóveis terrestres onde as rodas traseiras são as motrizes. Nos automóveis, normalmente coloca-se o motor na frente do automóvel e as rodas motrizes são as de trás, configuração conhecida como “motor dianteiro, tração traseira” (disposição FR). Também existe a configuração onde o motor fica no meio do automóvel, “motor central, tração traseira” (disposição MR).

QUAL O MELHOR SISTEMA DE TRAÇÃO PARA O SEU AUTOMÓVEL?

No geral, podemos dizer que tendencialmente o sistema AWD permite uma condução mais desportiva e despreocupada, mas que, apesar do sistema computadorizado para diminuir os consumos, acaba sempre por gastar mais que um automóvel com tração FWD. Por outro lado, o sistema FWD está mais habilitado à poupança, quer nos consumos, quer em manutenção e desgaste de vários componentes. Ainda assim, a performance nunca será tão boa, e em situações de piso escorregadio, poderá tornar-se perigoso de conduzir no limite. Com todos os prós e os contras de cada um, cabe a si decidir se valerá a pena investir mais alguns milhares de euros num sistema de tração integral que, efetivamente é melhor em termos de segurança e performance, mas que tem também os seus pontos menos positivos.

RINO MASTER

Porto
Rua Filipa de Lencastre, Apartado 1078 4436-908 Rio Tinto, Gondomar.
Tel:229 772 049
geral@rino.pt
Lisboa
Rua dos Bombeiros Voluntários de Camarate 2680-490 Camarate.

Copyright 2017 © Moonlight