O Que é o Índice de Octanas?
João Gomes
Colaborador RINO
O índice de octanas é uma medida standard da performance de um motor. Quanto maior o número de octanas, maior é a compressão que o combustível consegue aguentar antes de inflamar.
Em termos gerais, combustíveis com um maior índice de octanas são utilizados em motores de alta performance que requerem maiores rácios de compressão. Em contraste, combustíveis com um menor índice de octanas, mas um alto índice de cetonas são ideais para motores a diesel, porque os motores a diesel não comprimem o combustível, mas antes, comprimem o ar e injectam combustível no ar aquecido pela compressão. Os motores a gasolina contam com a ignição do ar e do combustível, comprimidos como uma mistura, a qual é inflamada no final da compressão usando as velas de ignição. Por isso, a alta compressibilidade do combustível interessa maioritariamente para os combustíveis a gasolina. O uso de gasolina com um baixo índice de octanas pode levar a problemas de batida do motor.
Métodos de Medição
O teste mais comum de medição de octanas é o RON (Research Octane Number), o qual avalia a resistência da gasolina à combustão, quando o motor está carregado e em baixas rotações (até 3000 rpm).
O MON (Motor Octane Number) avalia a resistência da gasolina à combustão, numa situação em que o motor está carregado e em alta rotação.
Valores típicos da gasolina sem chumbo na Europa
- Gasolina s/chumbo 95 – Índice de Octanas 95 (RON)
- Gasolina s/chumbo 98 – Índice de Octanas 98 (RON)
- Gasolina s/chumbo 100 – Índice de Octanas 100 (RON). Apenas alguns distribuidores fornecem este tipo de combustível, nomeadamente a BP
Prototipo Renault 4L Eletrico
O Renault 4L Eletrico, denominado por “E-Plein Air”, foi produzido, devido a celebração do 10º aniversário do encontro internacional de 4L.
A tecnologia KoMoD ira ajudar os condutores.
O KoMoD ira ajudar os condutores a encontrarem lugares disponíveis nos parques de estacionamento.
Os Carros Elétricos terão de ter um sistema Emissor de Ruido
HOME > BLOG >OS CARROS ELÉTRICOS TERÃO DE TER UM SISTEMA EMISSOR DE RUIDO Leonel Bastian Colaborador RINO A União Europeia vai obrigar que todos os novos veículos elétricos e híbridos vendidos na Europa a partir de julho estejam equipados com um sistema que...
RINO MASTER
Porto
Rua Filipa de Lencastre, Apartado 1078 4436-908 Rio Tinto, Gondomar.
Tel:229 772 049
* (chamada para rede fixa nacional)
[email protected]
Lisboa
Rua dos Bombeiros Voluntários de Camarate 2680-490 Camarate.
Copyright 2017 © Moonlight
MENU PRINCIPAL
MENU SECUNDÁRIO
SIGA-NOS
0 Comments