HOME > BLOG >PARA-BRISAS DO SEU AUTOMÓVEL ESTÁ DANIFICADO

colaborador rino

Leonel Bastian

Colaborador RINO

Há certas coisas que nós, não conseguimos controlar quando estamos a conduzir. Quando pedras ou outros objetos atingem o para-brisas do nosso automóvel, que podem provocar rachas ou lascas.

Os danos relacionados com a quebra de vidros laminados podem classificar-se da seguinte forma: estrela; olho de boi; combinado; meia-lua (trata-se de um dano de forma igual à metade de um olho de boi); rotura em greta ou fissura.

Um seguro contra quebra de vidros é uma medida prudente e, por um valor razoável, fica-se a salvo de um rombo inesperado no orçamento. É que não há nenhuma receita para evitar danos no para-brisas.

Tal como furos nos pneus, podem-se passar anos sem ter nenhuns e, de repente, ocorrerem vários. Normalmente, as seguradoras exigem fazer uma inspeção às superfícies vidradas do veículo antes de aceitarem o seguro.

Entre os diversos elementos que compõem um veículo, existem alguns que tem de ter uma atenção especial com a limpeza. Inegavelmente os vidros estão no primeiro lugar. Sem que estes estejam limpos não será possível visualizar o exterior.

Assim, para que a limpeza decorra de forma eficiente, eficaz e sem ruídos irritantes, deve abastecer o depósito do líquido de limpeza.

Da mesma forma verifique regularmente se as escovas estão em condições. Estas têm de ser substituídas se apresentarem estrias e manchas. Bem como se aparecerem linhas de água após cada passagem da escova no para-brisas.

Ainda mais se detetar zonas do vidro mal limpas, caso ouça ruídos aquando da passagem das escovas no para-brisas, também deverá substituí-las.

As reparações de vidros devem ser realizadas por técnicos especializados que disponham dos conhecimentos necessários e de equipamento adequado para conseguir um bom resultado da reparação.

Outro ponto importante (e válido mesmo para quem tenha seguro de quebra de vidros): em caso de substituição, a qualidade dos vidros, como aliás a os pneus ou de outros componentes automóveis, pode variar muito.

Por isso certifique-se da origem do vidro a montar, o mesmo deve ser homologado segundo o Regulamento N.º 43 da CEE/NU transcrito para a legislação portuguesa pelo Decreto 14/90.

As oficinas RINO estão sempre ao seu dispor.

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