O que é o líquido de travões e qual a sua importância?

Mar 13, 2018 | Destaques, Truques e Dicas | 0 comments

HOME BLOG >O QUE É O LIQUIDO DOS TRAVÕES E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

João Gomes

Colaborador RINO

Existem rotinas de manutenção do carro que são necessárias efetuar com uma certa regularidade, como verificar os níveis de óleo do motor, do líquido de refrigeração, etc… Dentro desta lista a verificação do liquido dos travões é uma tarefa de suma importância para o bom funcionamento do seu carro e para a sua segurança.

Mas o que é o Líquido dos Travões?

O líquido dos travões é um líquido hidráulico higroscópico composto de várias substâncias sintéticas derivadas do petróleo. O seu bom funcionamento mede-se pela sua resistência ao calor, quanto mais alto for o seu ponto de ebulição melhor, devendo este rondar os 180º ou acima disso.
Devido à sua composição, o líquido tem a particularidade de absorver humidade sendo um dos seus fatores de desgaste, tendo como consequência a diminuição da sua resistência ao calor e portanto um menor ponto de ebulição.

Quais as consequências de utilizarmos um líquido dos travões desgastado?

Ao utilizarmos um líquido desgastado podemos perder totalmente os travões, com os resultados nefastos que podem daí advir.

Quais os tipos de Líquido de Travões existentes?

  • DOT3
    Este tipo de liquido de travões foi a primeira especificação do mesmo, não é compatível com sistemas onde seja recomendado outros líquidos, este liquido equipa somente veículos antigos sem Abs.
  • DOT4
    Esta é a especificação mais usada. É um liquido compatível com sistemas de travagem mais antigos DOT3 pois usa como base também o polietileno. Esta especificação é compatível com sistemas Abs ao contrário da especificação anterior.
  • DOT5.1 / DOT4 Class6
    Tal como as duas especificações anteriores, este liquido também é fabricado à base de polietileno, logo compatível com ambos os sistemas anteriores. Trata-se apenas de uma formula higroscópica mais evoluída da especificação DOT4, tendo como melhoria a maior resistência à absorção de humidade. Devido a essa particularidade é Ideal para ser usado em motociclos dado que estão mais expostas ao ambiente e por isso precisam de um fluído com maior capacidade de resistência à humidade. É uma boa opção caso a diferença de preço seja baixa, caso contrário podemos simplesmente trocar o DOT4 básico mais vezes.
  • DOT5
    Esta especificação é completamente incompatível com as especificações anteriores. É um liquido de base silicone comummente usado em veículos pesados ou militares. Esta especificação não é compatível com sistemas Abs, bombas e vedantes das anteriores especificações.

Quando trocar o Líquido dos Travões?

Aconselha-se que o líquido dos travões seja trocado de 2 em 2 anos numa oficina por um mecânico especializado.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quando devemos substituir os filtros

HOME > BLOG >QUANDO DEVEMOS SUBSTITUIR OS FILTROS Leonel Bastian Colaborador RINONa maioria das vezes não temos o cuidado suficiente com o estado dos filtros. A bem da verdade, nem nos preocupamos porque, à partida são trocados nas revisões. Atrasar a...

RINO MASTER

Porto
Rua Filipa de Lencastre, Apartado 1078 4436-908 Rio Tinto, Gondomar.
Tel:229 772 049
geral@rino.pt
Lisboa
Rua dos Bombeiros Voluntários de Camarate 2680-490 Camarate.

Copyright 2017 © Moonlight